noventa e nove

29 março 2006

Caso mental

"Margarida Rebelo Pinto e a editora Oficina do Livro interpuseram uma providência cautelar para impedir a venda de um livro que analisa criticamente a obra da escritora."

"O escritor João Pedro George tem no prelo da editora Objecto Cardíaco a obra «Couves & Alforrecas: Os Segredos da Escrita de Margarida Rebelo Pinto», que parte de um texto que publicou em Outubro de 2005 no blog Esplanar, agora retirado devido à publicação em livro."

"Na opinião do escritor, um dos aspectos que pode ter desagradado à escritora é o facto de a ter designado como «um caso mental», numa alusão a Fernando Pessoa, «para quem os escritores portugueses só eram originais uma vez e depois se copiavam a si próprios nos livros seguintes»."

Confesso que gostava de ler o livro. Do João Pedro George, claro. Para quem quiser ler a notícia na íntegra, pode fazê-lo aqui.

VB

3 Comments:

  • é uma triste personalidade que vai ganhando a vida...enfim...também escrevi sobre isso.

    By Anonymous o encoberto, at 12:25 da tarde  

  • Confesso... li o "não há coincidências" e o "sei lá". Depois pareceu-me que a única diferença entre eles era que no primeiro a protagonista detestava homens com sapatos de berloques e no segundo já adorava os berloques! A partir daí, nunca mais... acho que fiquei com medo dos berloques! Mas é assim... gostos não se discutem!

    By Blogger Star * Dust, at 11:51 da tarde  

  • Penso que não se trata de uma questão de gosto. Trata-se mesmo de uma questão de qualidade. Quando alguém copia parágrafos inteiros de um livro para o outro... Viva o "Copy & Paste"!

    Mas mais vale ler Margarida do que a Maria... ou será ao contrário?!

    Só mostra o nível de literacia do povo português e o quão a opinião pública é manipulada. "Leitura da Moda!"

    By Blogger Carlos Palminha, at 2:51 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home